Afinal, motores diferentes podem possuir desempenhos significativamente diferentes - principalmente se não forem motores de passo - de modo a dificultar a aferição do esforço de rotação aplicado aos motores e o resultado obtido.
Sem aferirmos o esforço aplicado a um motor e o resultado obtido, não temos como controlar as variáveis que solucionariam o problema de mover-se uma distância específica e determinada por software, ficando a precisão dos movimentos comprometida.
Meu sobrinho é formado em escola técnica e tecnicamente deve saber isso. Ao questioná-lo, ele me respondeu apenas: "Você mede o ciclo do motor com um magneto, e assim conta a volta do motor e sabe o quanto ele está conseguindo girar em função da tensão elétrica e do tempo, é isso que você quer?".
Sou mais velho, então cocei meu bigode e num nanosegundo pensei nos sensores presentes nos mouses de computador, principalmente os mais antigos, onde recordava haver um sensor de passo que contava ciclos, atualmente usados apenas no botão de scroll do mouse - o que fui constatar logo mais tarde. Citei-os: "Tipo por exemplo o sensor de passo que existe dentro dos mouses de pc mais antigos, isso?" - "Ai já não sei tio, nunca reparei nisso".
Como eu disse - até então não fiz nada na plaquinha que ganhei de presente - e embora tentado, me detive e continuei nessa linha de investigação dos sensores de passo presentes nos mouses, atualmente apenas no botão de rolagem, pois antes eles eram utilizados também na aferição da rolagem da bolinha do mouse nos eixos x e y, hoje substituída predominantemente por sensores laser e infravermelhos.
Desmontei umas cinco, sei lá. E comecei minha jornada de aprendizado de remoção de componentes soldados em placas de circuito.
Lição número 1 - mouse
[31 de agosto de 2014 23:06]
Diário de bordo:
Lendo o artigo sobre utilização de sensores de mouse no arduino percebi que utilizam o processador do próprio mouse e interpretam a informação já formatada emitida.. muita coisa pra pouca coisa. Li dezenas de outros artigos e tudo era a mesma coisa, mas o legal é que já sei que o sensor óptico é excelente para medir distâncias opticamente. Mas não é o que eu quero no momento.
Identifiquei no mouse um pequeno componente que conta os "passos" do botão de rolamento do mouse (scroll de texto/tela), e aquilo ali definitivamente é uma forma de medir o quanto um servo motor girou.
Tendo removido a peça da placa, identifiquei que possuía três perninhas, então na roleta russa já pus o multímetro medindo resitividade nos entre os dois extremos, e obtive: medição neutra para roldana parada, 5k para roldana em movimento!
Próximo passo: tacar a roldana em circuito com um led pra ver se pisca quando gira.


Nenhum comentário:
Postar um comentário