domingo, 14 de setembro de 2014

Quando não sabemos, temos medo até de vir a saber

Saber superficialmente sobre uma área de assunto na maioria das vezes é suficiente para se jogar alguma conversa fora e não ficar boiando num papo, sendo suficiente para passar batido. Mas quanto a saber de fato desempenhar algo na prática daquele assunto?


Por exemplo, é fácil falar sobre motocicletas e conhecer alguma coisa sobre elas para ter sempre algo a dizer quando esse for o assunto. Dá até pra colocar uma jaqueta de couro preta com uns broches descolados e ir a um encontro de motociclistas veteranos - levantar a voz com uma garrafa de cerveja falando sobre motos carburadas e talvez se tornar o centro das atenções. Mas dá pra montar numa moto e sair empinando pra mostrar que é brabo?

Você pode saber falar tudo sobre carburadores e motos, mas pra montar numa e sair empinando amigo, você vai ter que saber mais do que falar com a boca. Crianças com três anos já falam perfeitamente.

Existem pessoas que andam de moto há séculos, mas na hora de empinar rola um calafrio e o cara pensa: "Merda, nem preciso disso", e nunca empinou na vida. O suíno pra mim era eu montado numa moto com a roda dianteira apontando para o céu - eu sei como é, sei como funciona mas me cago de medo de um dia meter a mão e um e fazer algo acontecer - Afinal de contas, é algo que não sei, mas finjo que sou o cara.

Fui visitar um amigo que se tornou pai, e pra minha surpresa/medo/entusiasmo, saio de lá com uma plaquinha dessas que gravam programinhas que piscam leds apenas usando um programa instalado no computador e um cabo usb.

E agora malandro? Agora não tem jeito, vou ter que meter a mão nesse negócio e ver como é.

Cheguei em casa e fiquei tranquilo. Nem o programinha que pisca led eu rodei, afinal de contas, todo mundo faz isso, acho que posso pular essa parte.

Decidi então traçar um objetivo: quero poder controlar um motor, e dizer o quanto em centímetros eu quero que ele vá, e o quanto eu quero que ele volte. Com isso já seria possível de fato usar a programação para por exemplo, ordenar que um carrinho vá e volte, e o quanto. Isso está ainda bem longe do que seria saber empinar uma moto, mas sei que existem inúmeros desafios embutidos nessa simples tarefa de programação/eletrônica, estando mais para saber controlar a embreagem sem deixar o motor morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário